quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Impacto das Tecnologias da Comunicação

 
O ponto de partida do blog será uma análise do impacto das tecnologias da comunicação na vida do homem. De fato, o ser humano começou a utilizar tecnologias para sua comunicação, mesmo que extremamente rudimentares, a partir da escrita, utilizando o meio para propagar ações e pensamentos. Curiosamente é a partir deste mesmo momento que inicia a História. A capacidade de "armazenarmos conhecimento" foi o pontapé inicial do nosso desenvolvimento enquanto civilização.
Passando pela imprensa, que foi o primeiro grande passo para socializarmos todo o conhecimento, e chegando até a televisão, temos tecnologias da comunicação divergentes, ou seja, partem de um emissor e distribuem mensagem para um ou mais receptores. No caso da mídia impressa, é necessário haver contato físico com a tecnologia e isso excluiu muitas pessoas do sistema de aprendizado na Idade Média, por exemplo. Era preciso buscar o conhecimento e, acima disso, ter acesso a ele. Opondo-se a isso, a radiodifusão e a teledifusão dispensam a necessidade de contato e ainda atingem mais receptores ao mesmo tempo - criando a era dos meios de comunicação de massa. Esse é o impacto mais visível das tecnologias, quando bilhões de pessoas passaram a ter conhecimento instantâneo.
A mais recente tecnologia criada pelo homem é a internet. Um meio de comunicação convergente, que reúne as mais diversas tecnologias: livros, tv, rádio,etc. Podemos encontrar tudo sobre todos os assuntos de qualquer lugar do mundo em um segundo. A rede que revolucionou o século. Mas quando será que as invenções de tecnologias irão acabar?
Provavelmente, quando a humanidade desaparecer. Seus impactos modificam o homem de tal maneira que ele passa a entender o mundo de outra forma. Enquanto isso, estudiosos como Pierre Lévy tentam buscar a maneira de criarmos a inteligência artificial e entrarmos em outra era das tecnologias da comunicação, cujos impactos ainda são desconhecidos - mas que podem alterar profundamente nossos padrões.

2 comentários: